Apicultor dá dicas de como se proteger de ataque de abelhas.
Veja algumas dicas de como se prevenir de ataques de abelhas:
Passo 1: Nunca tente realizar a remoção de uma colmeia sozinho. Principalmente se não tiver a qualificação técnica para esse tipo de tarefa/atividade.
Passo 2: Determine que tipo de variedade de abelha que está provocando a infestação. Algumas espécies são mais agressivas que as outras, algumas variedades são extremamente agressivas, no caso das variedades de origem africana e suas ramificações.
Passo 3: Após a retirada de uma colméia, o aroma do mel permanece por um período prolongado. Por este motivo o aroma pode atrair outras abelhas, neste caso o local deve ser lavado com água sanitária com um aparelho de alta pressão para eliminar o odor do feromônio das abelhas. Ou, o buraco deve ser tapado com espuma expansiva à base de poliuretano (não recomendado para as árvores) ou mesmo folhas de jornal molhado (modo improvisado para período curto de tempo).
Passo 4: Nos demais locais da residência podem ser instaladas as telas de proteção de “arame galvanizado”. Assim as abelhas não terão um fácil acesso para construir outras colmeias nas adjacências.
Passo 5: Também é altamente recomendado empregar o processo de calefação e em seguida colocar as telas de arame galvanizado.
Passo 6: Evitar deixar no ambiente(s) interno(s) ou mesmo externo(s) determinado(s) restos de lixo(s) orgânico(s), tipo bagaço de cana de açúcar, cascas de laranjas, cascas de mamão, e sacos de açúcar refinado. Além de atrair as abelhas podem também atrair outros animais indesejados e nocivos a saúde humana (ratos, moscas, mosquitos e baratas e etc.)