Aranha Marrom (Loxosceles)
A aranha marrom é uma espécie pouco agressiva e que possui hábitos noturnos. Seu tamanho é pequeno, cerca de 1 cm de comprimento, passando muitas vezes despercebidas.
No Brasil são encontradas dentro de residências de várias cidades. A aranha marrom constrói uma teia irregular e se esconde sob telhas, pilhas de tijolos, sob quadros, dentro de roupas deixadas penduradas atrás de portas e dentro de sapatos.
O acidente ocorre quando a pessoa pressiona a aranha. No ato da picada quase não se sente dor, no entanto, após 12 a 24 horas o local atingido apresenta inchaço e dor, como se fosse dor de queimadura. A vítima então apresenta mal estar e náuseas, pode ocorrer febre e o local da picada apresentar-se com necrose. Acidentes com crianças podem ser fatais. Nos casos graves a urina fica com cor de coca-cola.
Sintomas: na hora da picada, dor pequena e despercebida; após 12 a 24Hs, dor local com inchaço, mal-estar geral, náuseas, e, às vezes, febre. Pode causar necrose local. Caso grave: urina cor de coca-cola. Ocorrendo acidentes com a aranha marrom, colete a aranha e dirigi-se ao hospital ou posto de saúde pois é necessário receber soro antiaracnídeo. A vacina anti-tetânica também é recomendada.